Os dois homens foram identificados na sequência de uma investigação levada a cabo pela GNR, após o furto de 215 capões, ocorridos no passado dia 23 de outubro, de um terreno da Associação de Criadores de Capões de Freamunde, situado numa zona isolada, em Freamunde, concelho de Paços de Ferreira.
Na sequência da investigação ao furto, que causou prejuízos de mais de 20 mil euros à Associação (isto porque cada capão é vendido a cerca de 70 euros e os ladrões levaram ainda uma máquina de depenar), as autoridades realizaram três mandados de busca, uma domiciliária, uma em anexo e outra em terreno agrícola, que resultaram na constituição de dois suspeitos como arguidos pelos crimes de furto e recetação.
No seguimento da operação, as autoridades recuperaram mais de 180 capões - alguns ainda vivos e outros já abatidos, mas devidamente acondicionados para venda e consumo -, com um valor estimado de cerca de 13 350 euros, bem como uma máquina.
As mais de duas centenas de capões foram furtadas de um terreno, com perto de meio hectare, da Associação de Criadores de Capão de Freamunde.
Os ladrões arrombaram o cadeado do portão que dá acesso à zona de criação e, já no interior, arrombaram ainda os cadeados de cinco galinheiros e levaram os 215 capões que ali se encontravam.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Paços de Ferreira.
Fonte: www.jn.pt