O Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, recebeu a "Luz da Paz de Belém" das mãos do Agrupamento de Escuteiros 1341 de Freamunde. A cerimónia de partilha decorreu nas instalações da Câmara Municipal.
Tema e Significado
A atividade deste ano subordina-se ao tema "Luz da Paz de Belém, uma Luz que nos Orienta!". A iniciativa procura transmitir que a chama não é apenas um símbolo, mas sim um apelo à ação para todos, incentivando a promoção da paz e da esperança nas comunidades e o ser "uma luz na vida do outro".
Origem e Percurso
A tradição da "Luz da Paz de Belém" teve início em 1986, através da ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma ação de caridade para apoiar crianças em dificuldades na Áustria e países vizinhos. Desde 1989, a iniciativa expandiu-se através da cooperação entre Escuteiros e Guias de diversos países, ganhando uma dimensão mundial.
Anualmente, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) participa na cerimónia internacional de recolha e transporta a Luz por terra até Portugal. Após uma cerimónia nacional de distribuição pelas dioceses, a chama chega às paróquias locais. Cabe aos agrupamentos de escuteiros gerir a partilha local, levando a mensagem de Natal a igrejas, casas particulares, hospitais, lares de idosos, prisões e lugares de importância pública, cultural e política.

Fonte: www.averdade.com